fbpx

O que você precisa saber ao contratar um fotógrafo

O que você precisa saber ao contratar um fotógrafo-2

Considero o trabalho realizado por um fotógrafo como uma obra de arte, algo realmente artesanal. Seguindo nesse pensamento, venho ressaltar pra você alguns pontos que você precisa considerar antes contratar um fotógrafo.

Ter um certo conhecimento a respeito do trabalho que vai ser entregue e do profissional que vai ser contratado por você é fundamental, afinal tudo isso tem direta relação com o resultado final de suas fotos.

Você gosta do estilo fotográfico do profissional?

Um dos motivos de acontecer uma quebra de expectativa muitas das vezes, por incrível que pareça, é justamente essa falta de ligação entre fotógrafo e cliente.

Estar bem alinhado em questão de estilo é de suma importância para o grande dia do seu ensaio, seja para garantir o bom andamento das coisas durante os cliques e o resultado final após a edição entregue pelo fotógrafo.

Busque não só redes sociais e site do profissional, mas vá a procura de uma conversa sincera e aberta. Entender a linha de trabalho de um fotógrafo vai além de conhecer apenas seu portfólio, pense nisso.

Contrate o profissional sabendo o que ele pode entregar, não cobre dele o que ele não apresenta em suas redes sociais e outros meios de divulgação.

Pergunte ao profissional quais fotos que para ele nunca podem faltar

Pode parecer um pouco estranho a princípio, mas essa é uma pergunta chave, e muitas das vezes pode esclarecer mais do que pensa. No caso de ensaios, o profissional pode variar a resposta conforme o tipo de ensaio: externo, estúdio, e por ai vai.

Vamos pegar como exemplo um ensaio de gestante. A reposta pode ser a seguinte: “não pode faltar uma foto com o sapatinho (ou sandália no caso de menina) na barriga, uma foto ao lado do berço, uma frontal pegando a mamãe sorrindo para a barriga.” Este foi só um exemplo dentre os inúmeros tipos de ensaios e possíveis respostas diferentes de fotógrafo para fotógrafo.

Ao fazer essa pergunta, você também irá conhecer melhor o profissional que almeja fechar as fotos. Lembre-se, perguntar nunca é demais!

Busque referências

A internet é um grande acervo de coisas boas e ruins, como todo mundo já sabe. O que pode-se tirar de bom desse universo em relação a fotografia é a possibilidade de busca de referências em sites especializados, ou mesmo no google.

Nunca me canso de citar o Pinterest como minha principal fonte de inspirações e buscas no mundo da fotografia. Temos também várias redes especializadas além do próprio Pinterest, como o Behance, 500px, dentre outros.

Analise o orçamento

Ter a capacidade financeira de investir em si, lhe proporcionando a possibilidade de realizar um ensaio, é algo incrível. Nunca considere a fotografia como gasto, mas sim investimento. Dito isso, vamos falar um pouco de orçamento.

Busque referências também dentro da área de profissionais que está pesquisando. Tenha boas conversas, tire dúvidas relacionadas a forma de pagamento, se ele trabalha com pacotes ou não, etc.

Caso tenha uma verba maior para o ensaio ou pensa em eternizar ainda mais aquela experiência, pense em investir em fotos impressas, como books e quadros. Por isso, pergunte ao fotógrafo sobre esse tipo de material.

Trabalhe com contrato

Para evitar de ter alguma dor de cabeça, proteger você e ter garantido o que foi prometido, feche seu ensaio com um profissional que faça contrato.

Além de ter toda a segurança jurídica envolvida, o contrato é um documento que ilustra de uma forma muito clara o que foi dialogado e prometido.

E ai, gostou do blog? Leia também Estilos de Ensaio Feminino clicando aqui.

Gostou? Compartilhe com seus amigos :)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email